quarta-feira, 26 de setembro de 2007

BUBISHI a "Bíblia" do Karate



( Wu Peh Chih em Chinês )

O Bubishi é considerado um tesouro, de uma grande riqueza no conhecimento marcial, e os oitos preceitos que nele constam são para muitos Mestres ( especialmente das escolas com origem em Naha-te ) a essência das Artes Marciais.

Em 1621, Mao Yuen Yi publicou um trabalho sobre tácticas militares composto por duzentos e quarenta capítulos com noventa e um volumes cada, intitulado Wu Pei Chih, com detalhes de aspectos militares era composto por vários capítulos e incluía uma secção sobre métodos de "mão vazia/nua". Os aspectos técnicos do trabalho são baseados em métodos chineses da Garça Branca ( Hakutsuru ) - Província de Fukien.

Apesar do desconhecimento do autor, o Bubishi ( Okinawa Bubishi ) foi criado a partir de conhecimentos práticos de combate foi escrito na antiga língua chinesa ' Wenyan', e é composto por trinta e dois capítulos que além de nos fornecerem dados sobre a história do Boxe da Garça Branca "White Crane Boxing" nos descrevem ainda as importantes observações do Mestre Wang Yo Teng sobre, ataques aos pontos vitais, informação sobre meridianos , plantas medicinais sua composição e utilização, comentários de Sun Tzu's retirados do seu livro a Arte da Guerra, códigos éticos marciais, técnicas de combate de mão vazia, as quarenta e oito técnicas de Quan, "Dim Mak" ou toque mortal, etc...

Se traduzir-mos à letra a palavra Bubishi significa Bu ( militar ), Bi ( preparação), Shi (registo) e podemos assim definir como "manual de preparação militar ", tradução que na minha opinião "castra" a importância do documento, cujo desenvolvimento veio a partir das técnicas do Kempo Chinês do estilo Garça Branca, influenciando muito o Karaté de Okinawa. Apesar do desconhecimento do autor, o Bubishi foi criado concerteza a partir de conhecimentos práticos de combate.

Fonte: Internet

Nenhum comentário: