quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Gustavo Sampaio - Uechi-ryu



MUNDIAL DE KARATÊ
Quatro ouros para Brasília

Os karatecas Dayane Borges, de 18 anos, e Gustavo Sampaio, de 31, trouxeram para Brasília quatro medalhas de ouro do Campeonato Mundial de Karlsruhe, na Alemanha. Mas é o três que parece o número da sorte da dupla.

Em sua terceira participação consecutiva no Mundial, Dayane faturou três medalhas: duas no kata – apresentação individual de movimentos – e uma na luta, na categoria até 55 kg, ao vencer a final contra a brasileira Angélica Gama. "Fui competir pensando na terceira medalha no kata. Foi uma surpresa conseguir as outras", alegra-se.

Gustavo competiu pelo terceiro mundial seguido no Thai Boxing, a luta mais pesada do karatê. Nas edições anteriores ficou com o vice-campeonato, mas desta vez não deixou o ouro escapar. "Foi uma grande conquista, por ser um campeonato importante", comemora.

Somente três karatecas brasileiros participaram da competição, e eles acabaram contando com o apoio de outras delegações. "Os atletas da Itália me deram incentivo, torceram por mim", conta Dayane. E o sucesso no exterior pode fazê-la mudar de idéia. "Por enquanto, não penso em sair do Brasil, mas, se tivesse uma boa oportunidade de crescer lá fora, não pensaria duas vezes", avisa.

Sua próxima competição será em Brasília: o Campeonato Brasileiro, dia 27 de outubro. O treinamento de Dayane está puxado. Além de se dedicar ao karatê, ela cursa o quarto semestre de fisioterapia. Mas o amor pelo esporte deixa mais fácil a dura rotina de treinos e estudos.

"Não consigo mais parar, virei dependente do karatê. Quando estou de férias e não treino, eu adoeço, tenho crises asmáticas", explica.

Para Gustavo, o esporte tornou-se profissão. Ele dá aula em três academias, onde está sua maior torcida. "Os alunos me ajudam nos gastos quando tem algum campeonato. Eles fazem galinhadas, festas, para arrecadar dinheiro", explica.

Publicado em: 18/09/2007 – Jornal de Brasília.

Nenhum comentário: